Esta página é dedicada à divulgação das Produções Científicas dos nossos alunos de graduação. Veja abaixo exemplos do que nossos alunos tiveram publicado nos anos de 2017 e 2016 como artigos em periódicos, anais de congressos etc.
Você se interessa por pesquisa, mas não sabe como a UFF apoia os alunos nesses projetos? Saiba mais em “Pesquisa, monitoria e extensão“.
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2018
CNEG 2018 – Congresso Nacional de Excelência em Gestão
APLICAÇÃO DE CENÁRIOS PROSPECTIVOS EM UMA PEQUENA EMPRESA FAMILIAR: UM ESTUDO DE CASO
Nathalia Cosendey Fraga; Sávyo Teixeira Rezende de Oliveira ; Wilson Valentin de Araujo Carugatti; Camilla Torres Clarkson ; Carlos Francisco Simões Gomes
RESUMO: As ferramentas de prospecção de cenários estão se tornando cada vez mais eficazes devido à facilidade e agilidade com que podemos encontrar dados atualmente. Partindo desse principio foi desenvolvido um estudo de caso para uma padaria em Humaitá, utilizando dados levantados à partir de uma entrevista semiestruturada com o proprietário do empreendimento durante uma visita ao local. Após a definição das variáveis que afetavam diretamente o negócio, foi feita uma análise de seus impactos e suas dependências, permitindo verificar quais delas deveriam ser priorizadas. Os dados coletados anteriormente foram então listados para definir quantitativamente cada cenário. Por fim foram criados planos de ações de sobrevivência a manutenção, ambos concordando que é primordial para a perpetuidade da microempresa que o proprietário tenha maior conhecimento sobre seu negócio, seus concorrentes e seus clientes.
Palavras chaves: Cenários, Prospecção, Empresa familiar, Estratégia
PRINTING TECHNOLOGIES IN A BRAZILIAN PUBLISHER
Carvalho, g. T.; Ribeiro, p. C. C.; souza, P. S.
Revista Eletrônica Sistemas & Gestão, v. 13, p. 162-177, 2018
PROPOSTA METODOLÓGICA PARA DESENVOLVIMENTO DE CENÁRIOS PROSPECTIVOS PARA SUCESSÃO EM EMPRESAS FAMILIARES DE PEQUENO PORTE
HOFFMANN, Luana ; ARAUJO, Fernando Oliveira de ; PIZZOLATO, Nelio Domingues
RESUMO: As empresas familiares representam contingente significativo do número de organizações econômicas formalmente constituídas, tanto no Brasil, como no mundo. No sentido de contribuir para a longevidade dessas organizações, a incorporação de uma agenda relacionada a como conduzir a sucessão geracional deve ser objeto de reflexão dos sócios-proprietários, dada a sua relevância tanto para o negócio, quanto para as famílias. Em termos de fundamentação, o presente estudo analisa e sistematiza a literatura científica relacionada ao processo sucessório e às empresas familiares. Já sob a perspectiva metodológica, o estudo se inspira nos principais modelos existentes na literatura técnico-científica relacionada à análise prospectiva de cenários, tendo, como principal produto, o desenvolvimento de uma proposta metodológica para a criação de cenários do processo sucessório em empresas familiares de pequeno porte.
Palavras chaves: Análise prospectiva de cenários; Empresas familiares; Sucessão em empresas familiares.
CBMGA 2018 – Congresso Brasileiro de Manutenção e Gestão de Ativos
LOCALIZAÇÃO DE BASES DE MANUTENÇÃO POR MODELAGEM MATEMÁTICA – ESTUDO DE CASO
Eduardo Vieira Queiroga, Eduardo Uchoa Barboza, Márcio Zamboti Fortes, Gilson Brito Alves Lima, Vitor Hugo Ferreira, Claudia Dias Pflueger, Kaio Borges, Bernardo Salgado Moreira, Fernando Carvalho Cid de Araújo
RESUMO: Um dos grandes desafios de empresas que possuem equipes de campo para atender de forma rápida e eficiente aos clientes em diferentes cidades/regiões é o correto posicionamento das bases operacionais. O posicionamento não adequado das equipes em suas bases pode acarretar em atrasos no atendimento e no não cumprimento de indicadores de desempenho acarretando em penalidades financeiras e comprometimento da imagem da empresa frente ao cliente. Para resolver este problema, existem modelos matemáticos que podem ser aplicados com ferramenta de apoio à decisão na escolha do melhor local de instalação da base. Este trabalho aborda este tema para uma um total de 65499 ordens de serviço anuais distribuídas em diferentes cidades de um mesmo estado, analisando-se como estudo de caso uma distribuidora de energia elétrica, em que o algoritmo k-means é utilizado para agrupar ordens de serviço, viabilizando a execução de uma formulação matemática que considera o custo anual de manutenção da base e custo por km de deslocamento para identificar geograficamente o melhor posicionamento das bases de atendimento. São apresentados, para efeito comparativo, os custos das soluções encontradas e o tempo de processamento da solução via software.
SBPO 2018 – 50° Simpósio Brasileiro de Pesquisa Operacional
POSICIONAMENTO DE BASES DE ATENDIMENTO DE ORDENS DE SERVIÇO EM UMA REDE DE DISTRIBUIÇÃO ELÉTRICA.
Cláudia Pflueger, Kaio Borges, Eduardo Queiroga e Eduardo Uchoa
RESUMO: Este trabalho trata do problema de localização de bases de atendimento de Ordens de Serviço (OS) em um sistema de distribuição elétrica. Uma OS consiste em uma operação solicitada por um cliente da rede e requer o deslocamento de uma equipe especializada de uma base de atendimento até o local de origem da OS. Determinar a quantidade de bases de atendimento e as suas localizações são decisões que afetam significativamente os custos de deslocamento envolvidos na resolução das OS’s e os custos relacionados a manutenção das bases. Além disso, o posicionamento não adequado das bases de manutenção pode gerar atrasos no atendimento e não cumprimento de indicadores de desempenho, acarretando em compensações financeiras aos clientes.
Esse problema pode ser tratado como um problema de localização de facilidades não- capacitado (PLFNC), que é um problema clássico da literatura, e que, apesar de ser NP-Difícil, é bem resolvido através de técnicas sofisticadas de programação matemática.
Dessa forma, este trabalho tem como objetivo implementar a abordagem baseada em Dual Ascent, proposta, independentemente, por [Bilde e Krarup,1977] e [Erlenkotter,1978], e aplicá-la no conjunto de OS’s do sul do estado do Tocantins. Essa técnica é uma heurística para uma versão condensada do dual da formulação clássica do PLFNC, sendo capaz de gerar bons limitantes duais para o problema. Além disso, foram implementados o Enhanced Dual Ascent e Fast Dual Ascentpropostos por [Letchford e Miller, 2011], sendo o primeiro uma versão de menor complexidade do procedimento original. Instâncias de 300 até 2000 clientes (e o mesmo número de potenciais bases) foram geradas através de diferentes níveis de clusterização das 65.499 OS’s por um métodok-means.
A formulação clássica foi implementada em VBA/UFFLP, utilizando o Cplex 12.5. A instância de 300 clientes foi resolvida de forma ótima em 4,55 segundos. Com o Dual ascent, essa mesma solução foi encontrada em 0,8 segundos através de um limite dual de 0,03%. A instância de 2000 clientes foi resolvida de forma ótima em 358,11 segundos. Com o Dual ascent, essa solução foi encontrada em 53,13 segundos através de um limite dual de 0,05%. Os ótimos das instâncias de 500, 700 e 1000 também foram obtidas pelo Dual Ascent com tempo computacional médio de 5,35 segundos e limite dual médio de 0,04%. O Enhanced Dual Ascent mostrou-se, em média, 1,12 vezes mais rápido que o original. A versão Fast Dual Ascent não gerou limitantes tão fortes, apesar de ser, em média, 1,34 vezes mais rápido que o Enhanced Dual Ascent.
Palavras chaves: distribuição elétrica, localização de facilidades, dual ascent
COBENGE 2018 – XLVI CONGRESSO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO EM ENGENHARIA
MAPEAMENTO DE EXPECTATIVAS QUANTO A VAGAS DE ESTÁGIO: UM ESTUDO DE CASO COM ESTUDANTES DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
Matheus Monteiro Gullo; Fernando Toledo Ferraz.
RESUMO: A proposta do artigo é incentivar a adoção de uma lógica inovadora no processo de recrutamento: mapear as expectativas de graduandos a vagas de estágio. É feita revisão de literatura para embasar oito possíveis fatores motivacionais (aqueles que diferenciam uma vaga de outra na percepção do estudante – remuneração, por exemplo) e, após isso, é aplicado um questionário a 78 alunos do curso de Engenharia de Produção da UFF. A análise dos dados contempla a constatação de quais fatores, dentre os sugeridos pela literatura, são considerados prioridade por este nicho ao comparar vagas de estágio.
Palavras chave: Análise multicritério. Estágio. Expectativas. Formação profissional.
ENEGEP 2018 – XXXVIII Encontro Nacional de Engenharia de Produção
ESTUDO DE MELHORIA DE PROCESSOS E OTIMIZAÇÃO DE ARRANJO FÍSICO EM ORGANIZAÇÕES DO TERCEIRO SETOR: UM ESTUDO DE CASO NO PROJETO ANTIOQUIA
Rodrigo Costa Monteiro de Queiroz; Mariana Valente Faria Bastos; Thainá Moulin Maia; Mariana Costa Soares; Nissia Bergiante
Resumo:Diante dos desafios enfrentados pelas empresas do terceiro setor, em especial organizações sem fins lucrativos, pode-se destacar os três principais como o reconhecimento da sociedade, a capacidade operacional e possuir fundos que garantam suas atividades. A qualidade na prestação dos serviços é crucial não apenas para a percepção dos clientes (ou favorecidos) mas também na tarefa primordial de captação de recursos. Em muitas destas organizações, conceitos e métodos envolvendo questões de qualidade não são muito utilizados, porém podem apresentar utilidade para melhor aproveitamento e atendimento aos seus mais diversos stakeholders. Em vista disso, este estudo foi desenvolvido com o propósito de utilizar métodos de melhoria em uma ONG, para que os recursos disponíveis fossem melhores utilizados visando ganhos e um aumento no número de pessoas beneficiadas. Sendo assim, este trabalho realizou um estudo de caso no Projeto Antioquia, localizada na cidade de Niterói/RJ. A metodologia incluiu uma abordagem exploratória, com a análise a partir da estrutura do 5S, que estimula a organização, limpeza, padronização dos procedimentos e a sua manutenção, e o redesenho do arranjo físico local, para otimizar seu aproveitamento. Como resultado da aplicação das melhorias sugeridas obteve-se a melhora na utilização do espaço multiuso, com o consequente aumento da disponibilidade à prestação dos serviços oferecidos pela ONG, o que aumenta a possibilidade de captação de recursos.
ANÁLISE DE PROCESSO PRODUTIVO EM UMA MICROEMPRESA DO SETOR ALIMENTÍCIO: PROJETO DE MÉTODOS E ESTUDO DE MOVIMENTOS
Thainá Moulin Maia, Mariana Costa Soares, Thuany de Andrade Maschio, Níssia Bergiante
Resumo: As Micro e Pequenas Empresas (MPEs) enfrentam desafios produtivos semelhantes às grandes indústrias no que se refere a obtenção de um processo produtivo efetivo, ou seja, capaz de aproveitar ao máximo de sua capacidade. Com isso, consegue-se reduzir ou até eliminar os desperdícios, principalmente de tempo e matéria-prima. Métodos de análise e solução de problemas podem ser aplicados com o objetivo de diagnosticar a ocorrência de ociosidade e gargalos nas linhas de produção. Nesse contexto, o trabalho propõe a aplicação de um estudo de tempos e movimentos buscando o aprimoramento das tarefas executadas em uma micro empresa do setor alimentício, no Rio de Janeiro, cujo produto é a comida japonesa delivery. A metodologia empregada considerou, inicialmente,a priorização do produto objeto do estudo. Em seguida, foi feito o mapeamento do sistema de produção e a identificação do gargalo. A partir desta análise, pôde-se propor melhorias para balancear as atividades executadas e consequentemente aumentar a capacidade produtiva. Como resultado, as ações sugeridas pelo estudo auxiliaram a empresa a alcançar a melhoria contínua na produção e prestação de serviços, através da criação de parâmetros de análise, futuros treinamentos para novos funcionários, tornando o trabalho torna-se mais simples, objetivo e eficiente.
Palavras chaves: Estudo de Tempos e Movimentos, melhoria de processos, CAPACIDADE PRODUTIVA
CENÁRIOS PROSPECTIVOS NA AVIAÇÃO EUROPEIA
Gabriel Borges ; João Westwood ; Maria Sousa ; CAMILLA CLARKSON ; GOMES, C. F. S.
ANÁLISE DA COLABORAÇÃO NA CADEIA DE SUPRIMENTOS DE UMA EMPRESA DA INDÚSTRIA FARMACÊUTICA NO ELO FORNECEDOR-CLIENTE
Tostes, Rafaela; Ribeiro, Priscilla Cristina Cabral; Mello, Maria Helena Campos Soares de; Monteiro, Marcelo Maciel
CONTRIBUIÇÃO DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO EM LOJAS DE CONVENIÊNCIA DE UMA DISTRIBUIDORA DE COMBUSTÍVEIS
Caldas, Jessica Acquarone Melo; Ribeiro, Priscilla Cristina Cabral; Araujo, Elaine Aparecida; Mello, Maria Helena Campos Soares de
O EQUILÍBRIO ENTRE EXPLORATION E EXPLOITATION COMO CHAVE PARA O ALINHAMENTO COMPETITIVO: O CASO DE UMA EMPRESA DO SETOR DE MODA MASCULINA NO BRASIL.
Vasconcellos, Vitor Pedrozo ; Andrade, E. P. ; Motta, E. F. R. O. ; Cândido, J. C. ; Coutinho, Ian Viana
ALINHAMENTO EPISTEMOLÓGICO ENTRE A MATRIZ CURRICULAR, OS TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO E OS ARTIGOS DO ENEGEP: O CASO DO CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO DA UFF-NITERÓI-RJ
Coutinho, Ian Viana ; Andrade, E. P. ; Rocha, Michele ; Lemke, J. ; Vasconcellos, Vitor Pedrozo.
IMPACTO DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO EM UMA EMPRESA DE MINERAÇÃO
Wanderley, Priscilla Silva; Ribeiro, Priscilla Cristina Cabral; Mello, Maria Helena Campos Soares de; Monteiro, Marcelo Maciel
CLAIO 2018 – Latin-Iberoamerican Conference on Operations Research
ANÁLISE DE IMPACTOS DE MUDANÇA DE CULTURA ORGANIZACIONAL ATRAVÉS DE MÉTODOS DE ESTRUTURAÇÃO DE PROBLEMAS (PSM): UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DE LITERATURA E APLICAÇÕES DO STRATEGIC OPTIONS DEVELOPMENT ANALYSIS (SODA)
Thainá Moulin Maia, Paula Da Cunha Felippe, Caroline Carmo Ebendinger and Níssia Carvalho Rosa Bergiante
Resumo: A cultura é uma característica intrínseca à cada empresa. Ela define desde como serão as tarefas do dia a dia e o clima do local de trabalho até a formatação do comportamento com os clientes. Manter a cultura organizacional é um desafio, mas as dificuldades se ampliam quando há necessidade de se realizar mudanças. Diante deste cenário complexo, os modelos de pesquisa operacional hard não oferecem uma abordagem pertinente. Neste contexto, este artigo propõe uma revisão sistemática de literatura relacionada à mudança de cultura, comparando a cultura de metodologia ágil e a de processos com base em trabalhos que tenham utilizado o Problem Structuring Methods (PSM), com uma abordagem da metodologia SODA, em publicações do período de 2008 a 2018. O estudo pode ser aplicado à empresas que estejam passando por este momento de transição, para entender melhor os fatores que contribuem ou dificultam a mudança, os atores que influenciam o processo de tomada de decisão e seus objetivos principais.
Palavras chaves: cultura organizacional; PSM; SODA.
ANÁLISE DA CAPACIDADE DE FÁBRICAS COM O USO DA DINÂMICA DE SISTEMAS: UMA ABORDAGEM SISTÊMICA PARA PROBLEMAS COMPLEXOS
Níssia Carvalho Rosa Bergiante, Caroline Carmo Ebendinger, Thainá Moulin Maia and Paula Da Cunha Felippe
Resumo: A capacidade produtiva de fábricas é de fundamental importância nos níveis estratégico, tático e operacional, com relevância à medida que responde aos questionamentos sobre como gerenciar recursos, planejar a produção, de modo a atender a demanda. Essa tarefa é um desafio, devido à complexidade das restrições desses sistemas. Neste contexto, a dinâmica de sistemas (SD) se apresenta como um método de compreensão de um problema complexo e das relações existentes entre seus elementos. Com a construção de um mapa integrado, traz a visão dos loops internos e relações circulares entre seus atores e variáveis. O trabalho apresenta um levantamento das variáveis mais relevantes em estudos de análise de capacidade de produção de fábricas. A evolução temporal das publicações científicas realizadas e a frequência no uso das variáveis coletadas são resultados da pesquisa. Além disso, a análise permite construir um mapa causal que auxilie na abordagem sistêmica de estudos de capacidade.
OS DESAFIOS A ÁREA DE SUPRIMENTOS E MAPEAMENTO DE OPORTUNIDADES: UMA REVISÃO CRÍTICA E SISTEMÁTICA DA APLICAÇÃO DO PROBLEM STRUCTURING METHODS (PSM) E ANÁLISE SODA
Paula Da Cunha Felippe, Caroline Carmo Ebendinger, Thainá Moulin Maia and Níssia Carvalho Rosa Bergiante
Resumo: A disputa por Market Share em um mercado complexo impulsiona as empresas à busca contínua de melhorias. Neste contexto, a área de compras se tornou estratégica pelo seu potencial de redução de custos e aumento de eficiência. Com isso, o papel do comprador evoluiu de simples negociação de preços para proposições de soluções estratégicas. Tal mudança de perspectiva aumenta a complexidade da área de compras, tornando ineficientes as práticas atuais. Este artigo propõe uma revisão sistemática de literatura a cerca da aplicação do Problem Structuring Methods (PSM) no contexto da problemática de suprimentos nas organizações. Para tanto, serão analisadas as publicações dos últimos 10 anos, em bases de dados tais como Web of Science e Scopus, compreendendo o uso da abordagem Strategic Options Development Analysis (SODA). Como resultado, deseja-se ampliar a compreensão dos objetivos e desafios à área, identificando seus principais agentes e pontos de atuação para potencialização dos resultados.
Palavras chaves: Área de Compras, PSM, SODA
SEGET 2018 – XV Simpósio de Engenharia, Gestão e Tecnologia
MERCADO DA CASTANHA DO PARÁ NO BRASIL: ANÁLISE E VISÃO PROSPECTIVA DE CENÁRIOS.
PESQUISA OPERACIONAL (ONLINE), v. 38, p. 1-27, 2018
A HYBRID MULTICRITERIA METHODOLOGY TOPSIS-MACBETH-2N APPLIED IN THE ORDERING OF TECHNOLOGY TRANSFER OFFICES.
Marcela do Carmo Silva2018Marcela do Carmo Silva ; GOMES, C.F.S. ; Castelar L COSTA JUNIOR
Revista Principia – Divulgação Científica e Tecnológica do IFPB, v. 39, p. 11-18, 2018.
QUANDO EXPECTATIVAS E PERCEPÇÕES NÃO CONVERGEM: UM ESTUDO SOBRE ADEQUAÇÃO CURRICULAR À DEMANDA DE MERCADO
Andrade, E. P.; Martins, João Paulo Ferreira ; Costa, S. A. ; Andrade, G. N. ; Alves, J. C. M.
XXV SIMPEP – Simpósio de Engenharia de Produção
CAPACITAÇÃO PARA A CRIATIVIDADE: TESTANDO A EFICÁCIA DO ENSINO DE TÉCNICAS DE DESIGN THINKING.
SOUZA JUNIOR, David Barbosa; ANDRADE, Emmanuel Paiva; SILVA, Felipe de Souza Mendes; ROCHA, Michele de Medeiros; CIBILLO, Giselia Brito de Menezes.
A ORIENTAÇÃO EXPLOITER COMO SUPORTE PARA A ORIENTAÇÃO EXPLORER: EFICÁCIA DO MOTOR DE DESEMPENHO EM EMPRESA DO SETOR DE MODA MASCULINA NO BRASIL.
VASCONCELLOS, Vitor Pedrozo; ANDRADE, Emmanuel Paiva; BARRETO, Cyro Rodrigues; MOTTA, Elisabeth Flávia Roberta Oliveira; BORIO, Marcello de Miranda.
ESCOLHA DO TEMA DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) COMO UMA EXPERIÊNCIA DE AQUISIÇÃO DE UM PRODUTO VALIOSO: O CASO DA ENGENHARIA DE PRODUÇÃO NA UFF-NITERÓI.
ENEGEP 2017 – Encontro Nacional de Engenharia de Produção
Indústria 4.0: como conciliar avanço tecnológico e capacitação de pessoas?
Luiza Baranowski de Castro Faria; Emmanuel Paiva de Andrade ; Stephanie Felix Amaral; Maria Alice Caggiano de Lima ; Walber Santos de Assis
RESUMO: As novas tecnologias produtivas vêm se impondo a uma velocidade imensa, trazendo em seu bojo mudanças não apenas do modo de ser e de operar das fábricas e organizações, mas também impactando e transformando a própria vida em sociedade. Se do ponto de vista estritamente técnico, parece que as forças inventivas e criadoras foram amplamente libertadas, do ponto de vista da sociedade, parece não haver ainda um avanço comparável e compatível com o que ocorre do lado dos artefatos físicos. O presente estudo, aproveitando o ensejo da temática do Enegep 2017, procura trazer à tona questões pertinentes aos desafios postos especialmente para as escolas de engenharia como formadoras do novo operador das novas tecnologias. O método utilizado foi o estudo da literatura nas bases Scopus e Periódicos Capes, tomando como referência a Indústria 4.0, desdobrando as buscas em função do conjunto de palavras chaves mais frequentes. Os resultados mostram que os riscos associados à defasagem entre o avanço técnico por um lado e o letramento tecnológico por outro, podem ensejar resistências que, se não exatamente reproduzirão o ludismo da primeira revolução tecnológica, podem impor óbices ao avanço equilibrado da tecnologia e da sociedade.
Palavras chaves: Indústria 4.0, educação de engenheiros, mediações tecnosociais
SIMPEP 2017 – Simpósio de Engenharia de Produção da UNESP
Formação de inovadores em ambientes multiculturais vis-a-vis expectativas empresariais na perspectiva da gestão do conhecimento.
Stephanie Felix Amaral; Emmanuel Paiva de Andrade; João Paulo Ferreira Martins; Walber Santos de Assis; Neide Lucia de Oliveira Almeida
RESUMO: A formação de pessoas para a inovação tem merecido atenção e esforços, tanto da academia quanto do mundo das organizações. O presente estudo verifica de que maneira programas de formação de inovadores consolidam e/ou fazem avançar as chamadas “competências de descoberta” (Dyer et al. 2012) entre estudantes de diferentes nacionalidades, inscritos em um programa de intercâmbio em Business de uma universidade holandesa. A pesquisa tem um caráter exploratório, utiliza o delineamento do estudo de caso, replica analiticamente pesquisa realizada com estudantes de engenharia de produção de universidade brasileira, entrevistando dez estudantes da universidade holandesa e dois consultores de uma empresa brasileira líder em consultoria de gestão. Os resultados obtidos são cotejados com as entrevistas dos consultores, mostrando convergência entre o framework de Dyer et al. (2012) e as expectativas das empresas de consultoria em relação a sua demanda de talentos.
Palavras-chave: Formação de inovadores; Ambientes multiculturais; Gestão do conhecimento.
COBENGE 2017 – Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia
QUANDO EXPECTATIVAS E PERCEPÇÕES NÃO CONVERGEM: UM ESTUDO SOBRE ADEQUAÇÃO CURRICULAR À DEMANDA DE MERCADO*
Emmanuel P. Andrade; João Paulo F. Martins; Siena A. Costa; Gustavo N. Andrade; Jean Carlos M. Alves
RESUMO: Em um mundo onde a inovação assume a condição de fundamento estratégico de organizações e países, a formação de pessoas, particularmente de engenheiros, é trazida para o centro do debate, expondo suas potencialidades mas também suas fragilidades. O presente estudo vai examinar o que ocorre com estudantes de engenharia de produção da Universidade Federal Fluminense prestes a se formarem e/ou recém formados em relação ao alinhamento entre as expectativas dos seus prováveis empregadores e as percepções dos próprios estudantes acerca dos conhecimentos e habilidades adquiridos ao longo do curso. A estratégia da pesquisa foi o estudo de caso, coletando dados, por um lado, de três empresas de setores diferentes através de grupos focais envolvendo os gestores responsáveis por recrutamento e seleção e, por outro lado, através de um survey aplicado aos estudantes nas circunstâncias sob exame. Os resultados mostraram que existem desencontros significativos entre a demanda empresarial e a percepção dos estudantes acerca do que lhes foi oferecido e do que eles efetivamente dominam.
Palavras-chave: Educação em engenharia, Currículo, Mercado de trabalho, Inovação.
*Escolhido como o melhor trabalho do COBENGE 2017! Veja a notícia publicada aqui no site clicando aqui.
EMEPRO 2017 – Encontro Mineiro de Engenharia de Produção
Aplicação de conhecimento adquirido em programas de capacitação: avaliando um Ifet
Emmanuel Paiva de Andrade; Lucinda Inez Alves Nascimento; Everardo Paiva de Andrade; Marilda Barroso Bottino; Stephanie Felix Amaral
RESUMO: O Programa de Desenvolvimento de Pessoal, vinculado à carreira dos servidores de ensino público federal, oferece apoio à educação continuada a fim de qualificar o servidor para atuar nas áreas desenvolvidas pela instituição, além do incremento salarial após enquadramento na carreira. O objetivo dessa pesquisa foi verificar o nível de aplicação dos conhecimentos adquiridos pelos servidores através do Programa no retorno ao local de trabalho em um Ifet. O trabalho, fundamentado na interlocução entre gestão de pessoas, gestão por competência e aprendizagem organizacional, analisa fatores que influenciam na internalização dos conhecimentos adquiridos. A metodologia utilizada foi a avaliação elucidativa, observando as percepções dos participantes da pesquisa através de suas respostas a um questionário e a entrevistas semiestruturadas, além da análise de documentos e legislação. O resultado da pesquisa mostrou que os conhecimentos adquiridos são aplicados mais por iniciativa e interesse dos próprios servidores, mesmo em face de fragilidades de gestão no que tange a ações estratégicas para o aproveitamento eficiente do referido conhecimentos.
Palavras-chave: Avaliação; Desenvolvimento de pessoal; Conhecimento adquirido.
2016
REVISTA PRODUÇÃO ONLINE, v. 16, p. 1371-1392, 2016
INOVAÇÃO EM INSTITUIÇÃO MILITAR DE PESQUISA: UM ESTUDO DE CASO EXPLORATÓRIO
Luiz Carlos Pereira de Almeida; Emmanuel Paiva de Andrade; Rebeca Santos Alencar; Walber Santos de Assis; Andreia Maria da Silva
RESUMO: As instituições públicas de pesquisa são componentes essenciais do sistema nacional de inovação e, no caso de instituições militares, atuam como veículos por meio dos quais países em desenvolvimento podem adquirir conhecimento e competência sobre tecnologias industriais. O presente trabalho examina a presença de fatores de gestão favoráveis à inovação em instituições militares de pesquisa. A abordagem foi qualitativa e exploratória e, além das fontes bibliográficas, teóricas e empíricas, foi feita pesquisa de campo, através de observação direta, da aplicação de questionários baseados na auditoria de processos de gestão da inovação propostos por Tidd, Bessant e Pavitt (2008) e de entrevistas abertas com a intenção de validar o desenho da pesquisa. O resultado mostrou em ambas as instituições examinadas a presença dos componentes que caracterizam uma organização inovadora, com predominância das características da condição estável e, em menor dimensão, da inovação de ruptura. Foram detectadas diferenças entre as instituições, atribuíveis a características de natureza organizacional, de sistemas internos de comunicação e de regimes tecnológicos diferenciados com reflexo sobre as concepções acerca do conceito e da dinâmica da inovação.
Palavras-chave: Inovação. Inovação em condição estável. Inovação de ruptura. Instituições Militares de Pesquisa. Sistemas Nacionais de Inovação.
REVISTA DE CIÊNCIA, TECNOLOGIA E INOVAÇÃO, v. 01, p. 41-62, 2016.
Inovação em turismo: estudo exploratório na cadeia de turismo em Niterói-RJ
Matheus D. L. de Macedo; Emmanuel P. de Andrade; João C. Candido; Maria Augusta C. Seixas; Simone P. L. Veloso
RESUMO: As atividades de turismo exercem impacto importante sobre a economia, tendo atingido, segundo o Conselho Mundial de Viagens e Turismo (WTTC, 2015), 9,6% do PIB do Brasil em 2014. Essa tendência cresce no país, com baixa repercussão sobre cidades seguidoras, as quais, apesar do seu potencial turístico, encontram dificuldades de inserir-se proativamente na dinâmica dos negócios do turismo. O presente trabalho estuda a cidade seguidora de Niterói, na região metropolitana do Rio de Janeiro a partir da perspectiva da inovação em turismo como resposta abrangente ao desafio da captação e consolidação de negócios. A metodologia utilizada, com caráter exploratório, foi o estudo de caso, tomando como unidade de análise o setor de turismo em Niterói, representado por uma empresa de cada segmento da cadeia, utilizando o framework Radar Inovação. Os resultados mostram, de um lado, que o framework consegue capturar sistemicamente pontos fortes e fracos da performance inovadora institucional e, por outro lado, identifica perspectivas potencialmente promissoras para a cidade de Niterói a partir da cooperação interfirmas e intercidades.
ENEGEP 2016 – Encontro Nacional de Engenharia de Produção
Inovação desde o planejamento: o projeto de expansão da produção de imunobiológicos em Bio-Manguinhos
Emmanuel Paiva de Andrade; Carolina Chaves Rangel; Caroline Carmo Ebendinger; Mauricio Zuma Medeiros; Michele de Medeiros Rocha
RESUMO: Projetos de expansão, conquanto, em geral, procurem agregar as melhores tecnologias disponíveis para o contexto e circunstância em que ocorrem, não necessariamente incorporam a cultura da organização na qual se aplicam. O presente trabalho examina, sob a perspectiva da inovação, até que ponto o projeto de expansão da produção de imunobiológicos em Bio- Manguinhos, ao responder ao desafio da ampliação da sua linha de produtos, do desbalanceamento de sua linha de produção e da inadequação do seu espaço físico, foi capaz de resgatar e valorizar a reconhecida competência inovadora da instituição. O método utilizado foi o estudo de caso, tomando-se como unidade de análise o projeto de expansão em sua articulação com a atual planta. Os resultados mostraram que, de fato, ao menos no âmbito do planejamento, o projeto incorporou diversos elementos que caracterizam a cultura inovadora consolidada pela Fiocruz no que diz respeito a produtos e processos, colocando em relevo a importância da capacitação permanente de pessoal para os novos métodos de trabalho, o incentivo à cultura inovadora e a criação de um ambiente propício à criatividade e a parceria.
Palavras-chave: Inovação, projeto de expansão, imunobiológicos, Bio-Manguinhos
INFLUÊNCIA DE CONDIÇÕES SÓCIO-CULTURAIS NA ESTRATÉGIA DE MARKETING PARA A INTRODUÇÃO DE INOVAÇÃO LOCAL EM EMPRESA GLOBALIZADA
Emmanuel Paiva de Andrade Guilherme Jobim Smolentzov Siena Alves Costa Jean Carlos Machado Alves Elisabeth Flavia Roberta Oliveira da Motta
RESUMO: O presente trabalho analisa, através de um estudo de caso, a estratégia de ingresso no mercado brasileiro de linha de produtos de uma multinacional reconhecidamente inovadora no mercado internacional de cosméticos. Os cuidados tomados na construção da estratégia, incluindo a consideração atenta de fatores sócio culturais e econômicos, que culminaram com a introdução efetiva do produto, são cotejados com a percepção de consumidores potenciais, a fim de avaliar o quanto a estratégia, de fato, capturou e estava alinhada com as percepções dos consumidores e o quanto ela foi efetiva no alcance de suas metas. Os dados acerca do processo de construção da estratégia foram coletados a partir de entrevistas semiestruturadas realizadas com cinco gestores da empresa, envolvidos na referida construção. Os dados relativos à percepção de usuários da marca foram coletados através de questionário aplicado a cinquenta clientes potenciais. Os resultados apontaram para o acerto na consideração dos fatores sócio culturais, tendo em vista, particularmente, a diversidade cultural brasileira, com padrões significativamente diferenciados de recepção à inovação, implicando em uma seleção de portfólio cuidadosa, sensível a questões de idade, classe, território, gênero e hábitos da população.
Palavras-Chave: Inovação, Estratégia, Empresa Globalizada, Estudo de Mercado
Crowdfunding: um estudo exploratório sobre o seu funcionamento e a sua aplicação na universidade
Emmanuel Paiva de Andrade Vinicius Garcia Fazenda Marilia Ferreira Chagas Elza Maria Gonçalves Campos Matos Elisabeth Flavia Roberta Oliveira da Motta
RESUMO: Este trabalho realiza um estudo exploratório sobre o crowdfunding, analisando os fatores que influenciam no sucesso de uma campanha, os interesses dos seus investidores em comparação aos dos investidores do capital de risco e o potencial da sua aplicação no contexto da universidade. O estudo foi conduzido através de um questionário aplicado a alunos do curso de engenharia de produção da Universidade Federal Fluminense e de entrevistas realizadas com organizadores de uma campanha bem-sucedida realizada por estudantes dessa universidade. Os resultados indicam que, assim como no capital de risco, no crowdfunding os investidores também avaliam os diferentes aspectos dos projetos que lhes são apresentados. Os fatores mais importantes para a avaliação de projetos no financiamento coletivo, no entanto, são a identificação com a causa, confiança no potencial do criador do projeto, detalhamento sobre a destinação do dinheiro e qualidade da apresentação. Evidenciou-se um grande potencial para o uso de uma plataforma de crowdfunding da própria universidade, tanto como ferramenta de aproximação dos alunos ao empreendedorismo, quanto meio capaz de alavancar o desenvolvimento da universidade com a participação ativa dos estudantes.
Palavres chave: empreendedorismo, crowdfunding, capital de risco, universidade empreendedora.
ENFEPRO 2016 – Encontro Fluminense de Engenharia de Produção
Empreendedorismo e inovação a partir da prática: olhar de universitários engajados em ação empreendedora coletiva
Jéssica Ferreira de Aragão; Emmanuel Paiva de Andrade; Elza Maria Gonçalves Campos Matos; Jean Carlos Machado Alves; João Carlos Cândido
RESUMO: O Brasil apresenta números positivos em relação ao empreendedorismo, com cerca de 39,3% da população entre 18 e 64 anos classificada nesta categoria, conforme relatório do Global Entrepreneurship Monitor (GEM, 2015). Situação bem diferente no entanto ocorre com relação a sua posição nos rankings internacionais de inovação, conforme o Global Innovation Index 2015 (Cornell University et al., 2015). O presente estudo investiga a percepção de universitários engajados em um movimento de ação empreendedora coletiva acerca do papel e do impacto da participação em movimentos desse tipo sobre a intenção e a capacidade empreendedora e inovadora dos universitários. O método utilizado foi a pesquisa de levantamento, com um questionário elaborado a partir da revisão da literatura, distribuído a 200 participantes de uma competição nacional do movimento de universitários empreendedores, com um retorno de 81 questionários. Os resultados mostraram que, de fato, a participação influencia positivamente não apenas a vontade de empreender mas também o próprio conhecimento acerca dos métodos e das práticas envolvidas nos processos empreendedores, bem como sua articulação com as competências de descoberta que caracterizam os inovadores.
Inovação, design e diversidade: um estudo de caso de estratégia de mercado
Mariana Valente Faria Bastos; Rodrigo Costa Monteiro de Queiroz; Emmanuel Paiva de Andrade; Michele de Medeiros Rocha; Elisa Ferreira de Oliveira
RESUMO: Os conceitos e as métricas de inovação evoluíram desde as primeiras versões do Manual de Oslo, de uma concepção mais tecnológica e ligada a produto, até uma perspectiva ampliada de um processo eminentemente social, amparado por ciência e tecnologia, mas com lógicas e procedimentos próprios. Nesse sentido, a ideia de design, como um conjunto heterogêneo de pensamentos e ações estruturadas em diálogo com a inovação cria possibilidades novas de atendimento de demandas sociais originalmente abstratas, manifestadas como meros valores. O presente trabalho analisa, através de um estudo de caso, como o design de produto, amparado por uma eficaz gestão da inovação, pode fornecer subsídios para a estratégia da organização, particularmente em um contexto de mudança ancorada em uma percepção de transformação social, com repercussão de caráter cultural, ligada a aspectos identitários. As fontes de evidência são buscadas, de um lado, através de um survey, via internet, que vai ouvir mães de crianças entre 3 e 14 anos e, por outro lado, em consultas ao site da empresa responsável pelo pela inovação objeto do estudo. Os resultados apontam que valores construídos socialmente, como a diversidade, podem tornar-se referencias importantes, até mesmo precificáveis, para capturar novas demandas onde ancorar estratégias de inovação.
Palavras chave: Inovação, Design, Diversidade
ENCEPRO 2016 – Encontro Capixaba de Engenharia de Produção
Formação de inovadores: um estudo exploratório comparando engenharia de produção e engenharia química
Emmanuel Paiva De Andrade; Renan Miranda Marques de Oliveira; Rayanna Oliveira de Almeida; Jean Carlos Machado Alves; Lucinda Inez Alves Nascimento
RESUMO: O presente trabalho identifica e compara a presença e evolução das chamadas “competências de descoberta”, tal como definidas por Dyer, Gregersen e Christensen (2012), entre alunos de dois cursos de engenharia no campus de Niterói da Universidade Federal Fluminense (UFF). Parte-se de estudo anterior relatado em Andrade et al. (2015), que focava sobre o curso de engenharia de produção, realizando nova coleta de dados, desta vez para os cursos de engenharia de produção e de engenharia química do mesmo campus. A pesquisa teve caráter exploratório, aplicando um mesmo questionário a alunos ingressantes e alunos concluintes de ambos os cursos. A análise dos resultados indica uma diferença consistente no que diz respeito às competências de descoberta estimuladas pelos cursos, sinalizando que o curso de engenharia de produção estaria mais voltado a formar inovadores do que o curso de engenharia química. Reconhece-se no entanto, como limitação dos resultados alcançados, o fato de ter sido aplicado o mesmo questionário, que certamente pode não traduzir corretamente a ideia de inovação em cursos diferentes.
Palavras Chave: Competências de descoberta; Inovação; Engenheiros inovadores; Criatividade
CASI 2016 – Congresso de Administração, Sociedade e Inovação
O Impacto de Equipes Multiculturais na Inovação: o caso de uma multinacional situada no Brasil
Pedro Henrique Drummond Pecly; Emmanuel Paiva de Andrade; Maria Augusta de Castro Seixas; João Carlos Cândido; Claudia de Oliveira Mourão
RESUMO: A economia globalizada tornou a presença de equipes multiculturais fato habitual na dinâmica internacional das empresas multinacionais. Tal fenômeno traz à tona várias questões, dentre as quais, está a de compreender que contribuição essas equipes podem dar para o estímulo à inovação na organização. O objetivo deste estudo é averiguar o papel dessas equipes multiculturais, investigando como elas capturam e aproveitam as diferentes oportunidades e modelos de inovação presentes nas economias locais, a fim de entender se sua presença, de fato, beneficia o potencial inovador das organizações em que operam. A estratégia de pesquisa foi o estudo de caso, que tomou como unidade de análise uma equipe multicultural de uma grande empresa multinacional que opera no Brasil, formulando e propondo um framework para compreender e categorizar o potencial inovador da equipe vis-a-vis o seu ambiente. O levantamento de dados foi feito por meio da aplicação de questionários e da realização de entrevistas e observações. A análise tomou como referência a vasta literatura acerca da importância da inovação, do papel da liderança e das dimensões culturais predominantes em equipes dessa natureza. Os resultados mostraram que há enorme potencial inovativo induzido pela presença da multiculturalidade, desde que articulada dinamicamente com lideranças que percebam, valorizem e impulsionem as competências que a heterogeneidade das equipes faz emergir no meio organizacional.
Palavras-Chave: Equipes Multiculturais; Inovação; Empresa Multinacional; Cultura.
CNEG 2016 – Congresso Nacional de Excelência em Gestão
Análise do grau de contribuição do TMS na integração entre a operação de transportes e as demais atividades logísticas em uma empresa do setor de bebidas
Amanda Miranda Andrade; Priscilla Cristina Cabral Ribeiro; Fabio Aquino da Silva
RESUMO: O investimento que as empresas fazem em Tecnologia da Informação (TI) para proporcionar benefícios as suas operações transportes, proporciona as empresas superar o desafio de integrar a atividade de transportes à demais atividades logísticas. O TMS é um software que apresenta a funcionalidade de integrar as áreas de transportes e logística, o que torna a gestão mais simples e eficaz. Este artigo tem como objetivo analisar a contribuição do TMS na integração entre a operação de transportes e as atividades logísticas em uma empresa do setor de bebidas. Para isso, foi utilizada uma abordagem qualitativa, método estudo de caso, com entrevistas semiestruturadas com um gerente de transportes e suprimentos e um de TI da empresa. A justificativa do sucesso do uso da TI na integração das operações logísticas está no envolvimento do nível estratégico da empresa, pois a empresa envolve o conselho de administração em algumas decisões sobre TIs por meio de uma política institucional.