Eventos e Palestras

Apresentação do programa de mentorias da NAE

Niterói, 21/09/2023

O NAE – Núcleo de Atendimento ao Empreendedor – vinculado à Prefeitura de Niterói, teve o prazer de apresentar seu programa de mentorias para os alunos que participarão do projeto de extensão em apoio ao desenvolvimento dos microempreendedores individuais. O projeto de extensão está vinculado à disciplina Projeto Integrador – Engenharia Econômica. O propósito da conversa foi  que os alunos conhecessem o Núcleo e os programas que ele desenvolve.

Além disso, tivemos a honra de receber os representantes da Casa do Empreendedor de Cabo Frio que vieram acompanhar nossas ações e trocar experiências.

Bate-papo sobre Extensão na Engenharia

Niterói, 11/09/2023

Com a colaboração e apoio da Direção da Escola de Engenharia, a professora Elaine Aparecida Araújo (TEP) organizou no dia 11/09/23 um bate-papo sobre Extensão no âmbito da Engenharia, contando com a presença dos seguintes convidados externos:

Vicente Aguilar Nepomuceno de Oliveira, Pró-Reitor de Extensão da UNIRIO;

Eloá Gaspar, vice-coordenadora do Núcleo de Solidariedade Técnica da UFRJ;

Ana Beatriz Sathler Meireles, membro do mesmo Núcleo.

Na conversa, os convidados relataram para os alunos das disciplinas TEP 00180 – Projeto Integrador Engenharia Econômica e  TEP 00178 – Escritório Escola de Engenharia e Design experiências de realização de ações e projetos de extensão em engenharia desenvolvidos na UNIRIO e na UFRJ.

O encontro, que contou com a valiosa participação dos professores Suzana Dantas Hecksher, Rodrigo Arcuri Marques Pereira, Mara Telles Sales e Fernando Toledo Ferraz, possibilitou uma proveitosa conversa e troca de experiências sobre o tema.

Evento Trajetórias Profissionais Em Engenharia de Produção

Niterói, 26/06/2023

O evento Trajetórias Profissionais Em Engenharia de Produção, realizado em 26 de junho de 2023 e promovido pela professora Suzana Hecksher, promoveu um encontro entre alunos e professores do ensino médio com ex alunos do curso para discutir sobre a carreira e a atuação de um engenheiro de produção no mercado atual.

UFF e Câmara do Comércio Italiana assinam convênio de estágio

Niterói, 26/04/2023

A colaboração inicialmente será focada na área de Engenharia Produção, mas pretende expandir para outras áreas da Universidade.

Na última terça-feira (25), a UFF assinou o termo de convênio de estágio com a Câmara de Comércio Italiana. O evento, que ocorreu às 11 horas na Sala dos Conselhos da Reitoria, contou com a presença do Reitor, do Vice Reitor, do presidente da Câmara de Comércio da Itália e de membros da comunidade acadêmica.

A assinatura do termo amplia as ações de internacionalização da universidade através da interação da UFF com a universidade italiana. O convênio busca facilitar o envio e a recepção de estudantes, pesquisadores e profissionais. A iniciativa permite a construção de caminhos acadêmicos diferenciados para os estudantes, qualifica ainda mais a formação e coloca em prática a integração entre a academia, as empresas e os governos. A colaboração inicialmente será focada na área de Engenharia, mas pretende expandir para outras áreas da Universidade.

“A Escola de Engenharia da UFF é o primeiro passo na expansão da integração da UFF com a estrutura acadêmica e de comércio da Itália. A Câmara de Comércio Italiana ajudará na articulação com outras universidades, empresas e com os governos regionais da Itália. É uma troca cultural e de aprendizado mútuo com oportunidade de estágios na Itália e no Brasil. O acordo de cooperação possibilita a circulação de estudantes, pesquisadores e profissionais, como também a produção de conhecimento e geração de novas tecnologias.” Ressalta o Reitor.

“Acreditamos que a facilidade que os italianos e os brasileiros têm de se relacionar há mais de 400 anos mostra que podemos participar das especialidades um do outro. Não só a nível técnico, mas em todos os níveis e, sobretudo, no intercâmbio cultural. Para mim, é importante conhecermos um ao outro antes de fazer negócios. Por essa razão, a troca entre as universidades têm a enorme vantagem de abrir essa porta, que ao meu ver foi fechada ou estava entreaberta há muitos anos.” Destaca o presidente da Câmara de Comércio da Itália.

Agradecemos aos professores Fernando Ferraz (Chefe do Departamento de Engenharia de Produção), Júlio Bispo (Coordenador do curso de Graduação em Engenharia de Produção), Paulo Pfeil e Júlio Vieira pelo empenho no contato e concretização do acordo. Agradecemos também o apoio do Prof. José Rodrigues (Diretor da Escola de Engenharia da UFF).

Fonte: https://www.uff.br/?q=noticias/26-04-2023/uff-e-camara-do-comercio-italiana-assinam-convenio-de-estagio