Correspondência e dispensa de disciplinas

Para deixar de cursar alguma disciplina do curso, a UFF possui 2 mecanismos principais: Dispensa de disciplina e Correspondência de disciplina. Atente-se para a diferença entre eles:

Correspondência de disciplinas

É o reconhecimento de valor formativo semelhante entre disciplinas na UFF. Mecanismo usado para alunos que desejam deixar de cursar disciplinas da Eng. de Produção por já terem cursado disciplinas equivalentes de outros cursos da UFF .

Dispensa de disciplinas

É o reconhecimento de valor formativo semelhante entre disciplinas da UFF e de outra Instituição de Ensino Superior. Mecanismo usado por alunos que desejam deixar de cursar disciplinas da Eng. de Produção por já terem cursado disciplinas equivalentes de outras Instituições de Ensino Superior.

Identifique o seu caso: se é Dispensa ou Correspondência de disciplina.

Leia abaixo o passo a passo para solicitar cada um dos mecanismos.

Dispensa de disciplinas

A PROGRAD e o STI trabalharam juntos para transferir o processo de dispensa de disciplinas para o formato digital. Ele agora é exclusivamente gerado e tramitado no Sistema Eletrônico de Informações (SEI) da UFF.

Passo a passo

Clique aqui para acessar o passo a passo.

Regras Gerais para abrir um processo de dispensa

O não cumprimento pode levar a uma demora maior no trâmite do processo. Segue algumas regras básicas:

1) Você só pode solicitar dispensa de disciplinas daqui usando disciplinas que realmente cursou e obteve nota. Nunca pode usar uma disciplina da universidade anterior que teve dispensa. Isso porque a UFF não aceita dispensa de dispensa! 

Exemplo: aluno fez calculo 1 na universidade X, depois passou pra Universidade Y e foi dispensado de calculo 1 lá. Se esse aluno vier pra UFF e quiser dispensa de calculo 1, ele deverá anexar a ementa e o histórico da universidade X, e não a ementa e histórico da universidade Y!

2) A disciplina que cursou na universidade de origem deve ter no mínimo 80% da CH da disciplina que deseja dispensar daqui.

Exemplo: aluno fez calculo 1 na universidade X e a carga horária de lá a disciplina tem 45h. Não será permitido o aluno ser dispensado de calculo 1 da UFF, pois a disciplina de calculo 1 daqui possui 60h. Só será permitido analisar se as disciplinas possuem conteúdos equivalentes caso a disciplina cursada tenha no mínimo 48 horas (80% de 60 horas)


3) o código da disciplina apresentada como cursada no histórico deve ser o mesmo código da disciplina apresentada na ementa.

Exemplo: aluno apresenta um histórico dizendo que cursou Calculo 1 de código ABC123. Se ele anexar uma ementa de código ABC124, está errado e não será autorizado o pedido de dispensa.

Histórico de Dispensas já cadastradas pelo curso

Se você deseja pedir dispensa de disciplinas da UFF usando disciplinas de outras universidades, baixe nosso Histórico de Equivalências IES-UFF para conhecer as dispensas já reconhecidas atualmente.

Correspondência de disciplinas

A PROGRAD e o STI trabalharam juntos para transferir o processo de aproveitamento de disciplinas para o formato digital. Ele é exclusivamente gerado e tramitado no Sistema Eletrônico de Informações (SEI) da UFF. O processo se chama Correspondência entre disciplinas.

Passo a passo

Clique aqui para acessar o passo a passo

Histórico de Aproveitamentos já cadastrados pelo curso

Se você deseja pedir aproveitamentos de disciplinas da UFF, consulte nosso Histórico de Equivalências UFF-UFF para conhecer as disciplinas já equivalentes atualmente.

Se você é do currículo antigo (42.01.002) – Relatório de equivalencias 42.01.002

Se você é do currículo novo (42.01.003) – Relatório de equivalencias 42.01.003

Como consultar o andamento do seu processo?

Passo a passo

1. Entre na Pesquisa Pública do SEI

2. Em “Pesquisar em:”, clique em processos

3. Em “Interessado / Remetente:”, digite seu nome completo, sem acentos.

4. Digite o código aleatório da lateral da página.

5. Clique em Pesquisar

Será aberto uma lista de todos os processos abertos por você, do mais novo ao mais antigo. Selecione aquele que deseja consultar.

Na página que será aberta, você connseguirá ver a tela abaixo:

Caso tenham algum problema na consulta, entre em contato com a coordenação por email.

Copyright 2024 - STI - Todos os direitos reservados

Translate »
Skip to content