Os projetos estudantis permitem que os alunos ponham em prática os conhecimentos obtidos em sala de aula, estimulam a busca por soluções criativas e desenvolvam o espírito de trabalho em equipe. Todo ano as equipes de cada projeto participam de competições com outras universidades, concorrendo a prêmios e podendo chegar a etapas internacionais.
Na UFF, os alunos do curso de Engenharia de Produção podem participar das seguintes equipes: EquipeAraribóia (Barco Solar); EquipeBlackbird (Aerodesing); EquipeBuffalo (Fórmula SAE); FaradayRacing (Fórmula SAE Elétrico); EquipeTuffão (Baja SAE). Veja um pouco mais sobre cada uma a seguir:
Equipe Araribóia (Barco Solar)
Fundada em 2012, a Equipe Araribóia tem como objetivo principal a construção de um barco movido a energia limpa, no caso a solar (fotovoltaica). A equipe é composta por estudantes de diversas áreas da Universidade Federal Fluminense (UFF) e conta com o apoio do coordenador de Engenharia Elétrica da mesma.
O grupo participa de diversas atividades, como eventos (rio boat show, barqueatas) e competições envolvendo o barco, sendo a principal o Desafio Solar, que ocorre todo ano proporcionado pela Enel e na qual foi conquistado o 4º lugar em 2015.
A equipe BLACKBIRD, é uma equipe destinada a atender o projeto SAE AeroDesign. Um desafio aos estudantes de Engenharia que tem como principal objetivo propiciar a difusão e o intercâmbio de técnicas e conhecimentos de Engenharia Aeronáutica entre estudantes e futuros profissionais da engenharia da mobilidade, através de aplicações práticas e da competição entre equipes. Ao participar do projeto o aluno se envolve com um caso real de desenvolvimento de projeto aeronáutico, desde sua a concepção, projeto detalhado, construção e testes.
Fórmula SAE® (FSAE) é a maior competição de estudantes de engenharia no mundo. Consiste em projetar e construir um protótipo de veículo tipo fórmula, monoposto e openwheels, conforme padrões e normas de segurança definidas no regulamento da competição.
A Equipe BUFFALO é a equipe da UFF de Niterói- RJ. Fundada em 2007 pelos alunos de graduação em Engenharia Mecânica. Pedro Henrique Pinto, foi o Primeiro Capitão da Equipe.
Inovação e futuro da mobilidade. Desde que iniciou sua história, em 2013, a Equipe Faraday E-Racing procura desenvolver seus projetos elétricos e mecânicos orientados para esses dois conceitos. Primeira equipe do estado do Rio de Janeiro a desenvolver e manufaturar um carro de corrida elétrico para a Competição de Fórmula SAE Elétrico, a Equipe Faraday E-Racing proporciona a seus membros aprendizado único sobre a composição de um projeto de engenharia multidisciplinar.
Gestão de projeto, conhecimento, pessoas, recursos financeiros e desenvolvimento de produto com ênfase para etapas de manufatura são alguns dos conhecimentos adquiridos pelos membros de engenharia de produção da equipe.
Em 2016, consolidou-se como a melhor equipe do estado do Rio de Janeiro, conquistando o 5º lugar na classificação geral de Fórmula SAE Elétrico e 1º lugar na prova de Custo e Manufatura.
O projeto BAJA SAE é um desafio lançado aos estudantes de Engenharia que tem como objetivo principal o projeto e a construção de um veículo protótipo monoposto, off-road e de estrutura tubular, para participação na Competição BAJA SAE BRASIL, promovida pela SAE BRASIL, filiada à SAE International – maior associação internacional de profissionais da área de Engenharia da Mobilidade.
No Departamento de Engenharia Mecânica da UFF, o projeto foi criado em 1997, inicialmente com o nome de Minibaja, pelo Prof. Luís Carlos Tosta Xavier, e a primeira participação da UFF em competições ocorreu em 1998, nas quais conquistou resultados além das expectativas, obtendo o 1° lugar entre as equipes estreantes e o 1° lugar entre as equipes do Estado do Rio de Janeiro. Nos anos seguintes, a equipe se consolidou como a melhor do Rio de Janeiro através de outros ótimos resultados.
Atualmente, a equipe atende pelo nome de Tuffão e conta com alunos das diversas áreas da Engenharia.