Durante o período da graduação, os alunos da Engenharia de Produção podem podem participar de projetos que podem ou não oferecer bolsas e promovem o desenvolvimento acadêmico do estudante, a saber: Iniciação Científica(IC); Iniciação à Docência; Monitoria e Extensão.
Iniciação Científica (IC)
PIBIC é o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica, financiado pelo CNPq (veja as normas do CNPq) ou pela Universidade. Voltado para o aluno de graduação, tem como principais objetivos: despertar vocação científica e incentivar talentos potenciais entre estudantes de graduação universitária, mediante participação em projeto de pesquisa, orientados por pesquisador qualificado, com vistas à continuidade de sua formação, de modo particular na pós-graduação.
O Projeto de Iniciação à Docência do Departamento de Engenharia de Produção (TEP) possibilita que o estudante tenha maior contato com a carreira de docente, sendo responsabilidade do aluno bolsista colaborar com o professor orientador em atividades pedagógicas, na realização de trabalhos práticos e experimentais, em atividades na sala de aula (com a presença do professor), em laboratórios e na orientação de alunos, conforme o Projeto.
O Programa de Monitoria da Prograd, sob responsabilidade da Divisão de Monitoria, tem como finalidade a iniciação à docência dos alunos de nível superior, oferecendo suporte aos alunos por meio de um conjunto de atividades acadêmicas que podem consistir em: apoio em sessões de laboratório e aulas práticas, auxílio na resolução de exercícios, elaboração de material didático inovador, e/ou outras atividades relativas ao processo de aprendizado das disciplinas.
O Programa Bolsa Extensão tem como objetivo apoiar a participação de alunos regularmente matriculados em disciplinas dos cursos de graduação da Universidade Federal Fluminense num processo de interação entre a Universidade e a sociedade.
A bolsa de extensão proporciona ao aluno participar de ações de extensão, projetos e eventos que contribuem para sua formação profissional e cidadã. Ao final das atividades, os alunos bolsistas recebem certificados que permitem a validação das ações e a integralização com créditos em seus currículos.