O professor Júlio César Bispo Neves, atual coordenador do Curso de Engenharia de Produção de Niterói, foi selecionado para receber a edição de 2023 do Prêmio IEA/Kingfar ECR para pesquisas em Fatores Humanos e Ergonomia da Associação Internacional de Ergonomia (International Ergonomics Association), cujo objetivo é incentivar pesquisas e aplicações originais em questões emergentes da área.
O prêmio é concedido anualmente e a pesquisa do professor Júlio que foi agraciada com a honraria se intitula “Ergonomics management model based on good practices of large industrial companies: Structured elements through the fuzzy set theory” (em tradução livre: “Modelo de gestão ergonômica baseado em boas práticas de grandes corporações industriais: Elementos estruturados através da teoria dos conjuntos difusos”).
Segundo o professor, o objetivo do trabalho foi apresentar um modelo de gestão da ergonomia inovador, tendo como base as boas práticas de gestão de grandes indústrias. “Um conjunto de boas práticas foi compilado a partir da experiência de gestores de ergonomia em grandes empresas em nível mundial e, para realizar a agregação desse conjunto, adotamos uma estratégia metodológica baseada na teoria dos conjuntos fuzzy”, disse.
O processo de seleção do premiado considera não só o mérito da pesquisa realizada em si, mas também a formação e contribuição do candidato ao campo da Ergonomia e Fatores Humanos nos últimos dez anos. O professor Júlio César ressaltou o quanto é gratificante ter o reconhecimento internacional por um trabalho realizado com financiamento público no Brasil e disse que a premiação “motiva os pesquisadores a manterem a qualidade de suas pesquisas”.