ENADE 2023: FAQ com as principais dúvidas

Principais dúvidas sobre o ENADE 2023

1) O que é o ENADE?

O ENADE é uma ferramenta que busca avaliar os cursos de graduação a partir das habilidades agregadas  e competências adquiridas pelos estudantes desses cursos, observados a partir de uma prova elaborada tendo em vista exprimir às habilidades e competências esperadas conforme as Diretrizes Curriculares Nacionais de cada curso.

2) Qual é a importância de se participar do ENADE 2023?

O ENADE é uma das ferramentas de avaliação dos cursos superiores no sistema federal de educação superior. Assim os bons resultados obtidos no ENADE, refletem na média dos conceitos dos cursos, essa média tem grande representatividade no Conceito Institucional no SINAES (o ENADE, no caso da UFF, responde por cerca de 40% do IGC – Índice Geral de Cursos) e o IGC representa hoje um acréscimo de até 20% no orçamento institucional das Instituições Federais de Educação Superior, como a UFF.

Portanto, fazendo a prova, e fazendo-a diligentemente, o aluno contribui para o aumento do orçamento da universidade e a garantir melhores condições gerais de oferecimento dos cursos com o aporte dessas verbas.

3) Quem deve fazer a prova do ENADE 2023?

Os concluintes de cursos de bacharelado: aqueles que tenham integralizado 80% ou mais da carga horária mínima do currículo do curso definido pela IES e não tenham colado grau até o último dia do período de retificação de inscrições do Enade 2023; ou aqueles com previsão de integralização de 100% da carga horária do curso até julho de 2024.

4) Quem fará o ENADE 2023 poderá colar grau em 2023?

Não. Todos os alunos que participarem do ENADE 2023, somente poderão colar grau a partir de 04/01/2024.

5) Eu já integralizei 100% do curso em 2023.1. Terei que fazer o ENADE 2023?

Os alunos que realizarem a colação de grau até o dia 31/08/2023 não realizarão o ENADE 2023. Para tanto, é necessário ter concluído as seguintes ações até dia 09/08/2023:

• Responder ao formulário de entrega de ACs e documentação para PROGRAD: https://forms.gle/6YbBCqY4rGPqKd1p6
  • Ter enviado todos os documentos de defesa de Projeto Final:
    • Termo de concordância de defesa;
    • Ata de defesa;
    • Versão final do TCC com ficha catalográfica;
    • Autorização do Repositório.
  • Estar com carga horária 100% integralizada

6) Quando serão feitas as inscrições dos alunos participantes do ENADE 2023?

Em 21/08/2023, quando todas as notas de 2023.1 já tiverem sido lançadas e o ofício com a lista de alunos(as) que colarão grau já tiver sido enviada para a DRAD/PROGRAD.

7) Quem estiver em mobilidade internacional deverá participar do ENADE 2023?

Os estudantes em mobilidade internacional, podem ser dispensados da prova do ENADE, desde que na data da prova estejam em plena atividade acadêmica no exterior. Os estudantes em mobilidade internacional devem ser normalmente inscritos e responder o Questionário do Estudante no sistema INEP conforme cronograma. A coordenação deverá munir-se de documentação comprobatória junto à SRI de que o estudante estava fora do país na data da Prova e, conforme cronograma do Edital, o próprio coordenador deverá solicitar a dispensa desse estudante no sistema ENADE do INEP, desde que o mesmo tenha preenchido o questionário.

Links importantes