Na última terça-feira (25), a UFF assinou o termo de convênio de estágio com a Câmara de Comércio Italiana. O evento, que ocorreu às 11 horas na Sala dos Conselhos da Reitoria, contou com a presença do Reitor, do Vice Reitor, do presidente da Câmara de Comércio da Itália e de membros da comunidade acadêmica.
A assinatura do termo amplia as ações de internacionalização da universidade através da interação da UFF com a universidade italiana. O convênio busca facilitar o envio e a recepção de estudantes, pesquisadores e profissionais. A iniciativa permite a construção de caminhos acadêmicos diferenciados para os estudantes, qualifica ainda mais a formação e coloca em prática a integração entre a academia, as empresas e os governos. A colaboração inicialmente será focada na área de Engenharia, mas pretende expandir para outras áreas da Universidade.
“A Escola de Engenharia da UFF é o primeiro passo na expansão da integração da UFF com a estrutura acadêmica e de comércio da Itália. A Câmara de Comércio Italiana ajudará na articulação com outras universidades, empresas e com os governos regionais da Itália. É uma troca cultural e de aprendizado mútuo com oportunidade de estágios na Itália e no Brasil. O acordo de cooperação possibilita a circulação de estudantes, pesquisadores e profissionais, como também a produção de conhecimento e geração de novas tecnologias.” Ressalta o Reitor.
“Acreditamos que a facilidade que os italianos e os brasileiros têm de se relacionar há mais de 400 anos mostra que podemos participar das especialidades um do outro. Não só a nível técnico, mas em todos os níveis e, sobretudo, no intercâmbio cultural. Para mim, é importante conhecermos um ao outro antes de fazer negócios. Por essa razão, a troca entre as universidades têm a enorme vantagem de abrir essa porta, que ao meu ver foi fechada ou estava entreaberta há muitos anos.” Destaca o presidente da Câmara de Comércio da Itália.
Agradecemos aos professores Fernando Ferraz (Chefe do Departamento de Engenharia de Produção), Júlio Bispo (Coordenador do curso de Graduação em Engenharia de Produção), Paulo Pfeil e Júlio Vieira pelo empenho no contato e concretização do acordo. Agradecemos também o apoio do Prof. José Rodrigues (Diretor da Escola de Engenharia da UFF).