A Reforma Curricular é uma mudança substancial no currículo de um curso de graduação, com objetivo de atualizar a carreira ou de atender a uma nova legislação ou diretriz do MEC.
A reforma curricular do curso de Engenharia de Produção tem o propósito de atender às novas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs) dos Cursos de Graduação em Engenharia, que prevê a inserção de pelo menos 10% da carga horária total em atividades de caráter extensionista, que podem envolver as seguintes modalidades:
I – Programas: conjunto de projetos de extensão ampliado de caráter institucional, realizados com o mesmo objetivo e sob uma coordenação comum;
II – Projetos: conjunto de ações processuais contínuas de caráter educativo, social, cultural, científico, esportivo ou tecnológico, integrado às atividades de ensino e pesquisa com objetivo definido e prazo determinado;
III – Cursos e Oficinas;
IV– Eventos: organização, promoção ou atuação em uma programação que implique na apresentação pública livre ou com clientela específica, visando à difusão do conhecimento ou de produtos culturais, científicos ou tecnológicos desenvolvidos, conservados ou reconhecidos pela Universidade, podendo ser realizada através de fórum, congresso, seminário, simpósio, espetáculo musical e/ou teatral e outros.
Cada disciplina poderá adotar uma ou mais modalidades de extensão diferentes.
A reforma curricular do curso de Eng. de Produção da Unidade de Niterói terá as seguintes características:
Segue resumo comparativo entre o currículo antigo com o Currículo novo:
Não. Todos os alunos que ingressaram antes de 2023.1 poderão optar pelo currículo novo ou permanecer no antigo. Além disso, o aluno pode optar pela migração até o último período do curso. O formulário de migração será aberto todos os períodos.
Não. O sistema atual só permite que a simulação seja feita de forma individual e pela coordenação.
Não. Isso só será permitido caso não estejam disponíveis disciplinas do antigo currículo, situação em que o aluno deverá cursar uma disciplina do currículo novo que seja equivalente a ela.
Um formulário para solicitar a alteração de currículo estará disponível ao final desta página, e também será enviado por email a cada aluno. O prazo para responder a esse formulário estará no cabeçalho do questionário.
A decisão é definitiva, porém, pode ser feita em qualquer período (não necessariamente em 2023.2).
Em 2023.1, você vai continuar no antigo currículo porque só terá chances de migrar formalmente em 2023.2.
Caso a disciplina do antigo currículo não apareça pra você na inscrição online (ou seja, caso não seja mais oferecida), basta se inscrever na disciplina do currículo novo equivalente à disciplina do antigo. Logo, você não irá se atrasar por não poder fazer a migração em 2023.1.
A maioria das disciplinas do currículo antigo terão equivalência com as disciplinas do currículo novo. Aquelas que não tiverem equivalência serão tratadas ou como optativa, ou como eletiva, conforme descrito abaixo.
Disciplinas que serão tratadas como optativas no novo currículo:
STA00128 INTRODUÇÃO A ADMINISTRAÇÃO
TEP00110 ENGENHARIA ECONÔMICA
TEP00142 MARKETING INDUSTRIAL
TEP00159 SIMULAÇÃO E OTIMIZAÇÃO DE SISTEMAS
TEP00175 ENGENHARIA E GESTÃO DE CUSTOS
TEP00155 MODELAGEM E GESTÃO DE PROCESSOS
Disciplinas que serão tratadas como eletivas no novo currículo:
GGM00159 GEOMETRIA DESCRITIVA
GMA00021 CÁLCULO II-A
GFI00155 FÍSICA EXPERIMENTAL IV
Não. Se você está no currículo antigo, deve seguir as regras de pré-requisito do antigo.
Sim. O currículo novo tem com ele uma nova Resolução de ACs, que exige 60 pontos de atividades extracurriculares.
Para conhecer a Resolução e a tabela de atividades aceitas e suas devidas pontuações, acesse http://engenhariadeproducaoniteroi.uff.br/2023/02/07/entenda-sobre-atividades-complementares/ e baixe a Resolução Resolução TCE/UFF nº 9/2022
Sim, pois o Departamento da Matemática (GMA) definiu as seguintes equivalências:
Cálculo 1 – equivalente à cálculo 1-a
Cálculo 2 – equivalente à cálculo 2-b
Cálculo 3 – equivalente à cálculo 3-a
Cálculo 4 – equivalente à equações diferenciais
Isso quer dizer que o cálculo 2-a foi desconsiderado pelo GMA. Se você já tiver cursado, você não perderá a carga horária dessa disciplina, mas ela entrará no grupo das eletivas.
Logo, faça o seguinte:
Assim como na pergunta anterior, segue a orientação de o que deve fazer na inscrição online:
Quanto à física experimental, segue a mesma orientação:
A disciplina TEP00184 – ENGENHARIA DE MÉTODOS I-A é equivalente a TEP00114 – ENGENHARIA DE MÉTODOS I + TEP00116 – ESTUDOS DE MOVIMENTOS E TEMPOS.
Isso quer dizer que, para que você consiga a equivalência de TEP00184, você precisará já ter cursado TEP00114 E TEP00116.
O horário das disciplinas dependem da orgnização dos departamentos de ensino.
Quanto às disciplinas de Projeto Integrador, por enquanto, não podemos prever os horários que os departamentos irão oferecer.
Quanto à Física Aplicada a Engenharia, não sabemos ainda se o Departamento de Física irá oferecê-la em 2023-2 ou se determinará que o aluno curse a disciplina equivalente, que é Física 4 .
Sim, é possível. A coordenação tem até dia 10/08/2023 para vincular alunos no novo currículo. Portanto, o aluno pode solicitar o cancelamento da inscrição no novo currículo até dia 09/08/2023, às 23h59, enviando e-mail para a coordenação.
Demais dúvidas, entre em contato com a coordenação de Eng. de Produção.
Formulário de solicitação de migração de currículo – https://forms.gle/eJ4PFCReGPAf8R (Prazo para resposta: até dia 22/02/2024, 17h00)