Orientações para o Projeto Final de curso

O Projeto Final é item obrigatório para a conclusão do curso de Engenharia de produção. Ele é realizado ao longo de 2 períodos letivos, separados por 2 discipllinas:

TEP00136 – Projeto Final de Engenharia de Produção I

Disciplina programada para o 9º período. Para ser inscrito, é necessário que o aluno já tenha cursado até o 6º período completo.

TEP00137 – Projeto Final de Engenharia de Produção II

Disciplina programada para o 10º período. Para ser inscrito, é necessário que o aluno já tenha cursado TEP00136 – Projeto Final de Engenharia de Produção I.

Como funciona a disciplina TEP00136 – Projeto Final de Engenharia de Produção I ?

Inscrição

A inscrição na disciplina, diferente das outras disciplinas, não ocorre na inscrição online, mas sim no período de ajuste. O processo funciona assim:

1. No primeiro dia de aula, o aluno recebe orientações por email para buscar algum professor para ser seu orientador. As regras para escolha do professor estão dispostas na Resolução de Projeto Final, ao final desta página, no item Documentos Importantes.
  2. Encontrado o professor, ele irá responder a um formulário do Departamento de Eng. de Produção (TEP) solicitando uma vaga especialmente para o aluno.
  3. O TEP cria a vaga e avisa à Coordenação de Eng. de Produção (TGP)
  4. O TGP inscreve o aluno na vaga criada.

Todos os alunos são inscritos em PFC I até o final do período de ajuste.

Aulas e avaliações

As aulas de PFC I serão realizadas por meio de encontros com o seu orientador, em que serão discutidos o tema e a escrita do trabalho. Os encontros são agendados em acordo com a agenda do aluno e do orientador. A forma de avaliação será estabelecida pelo orientador.

Como funciona a disciplina TEP00137 – Projeto Final de Engenharia de Produção II ?

Inscrição

A inscrição ocorre da mesma forma como ocorre a inscrição de PFC I. O orientador de PFC deverá ser o mesmo de PFC I, exceto por motivo de força maior.

O aluno deve lembrar o professor de que ele precisa preencher o formulário de solicitação de inscrição em Projeto final, enviado pelo TEP a todos os professores.

Aulas e avaliações

Os encontros serão realizados da mesma forma como PFC I. A avaliação será a própria defesa do projeto, que deverá ser realizada por uma banca de no mínimo 3 professores, nas regras definidas na Resolução de Projeto Final, ao final desta página, no item Documentos Importantes.

Preparativos para a defesa

1. Aluno elabora o trabalho de conclusão de curso (TCC) conforme o manual de formatação da UFF
  2. Aluno acerta uma data para defesa com o orientador e convida os membros da banca. Os contatos de todos os professores do Departamento de Eng. de Produção (TEP) estão disponíveis na página Docentes
  3. Orientador envia por email à Cooordenação e ao Departamento o termo de Concordância Formal de Defesa Remota, disponível para download no site do TEP

Defesa

1. Aluno realiza a defesa no dia agendado.
  2. Orientador envia por email à Cooordenação e ao Departamento a Ata de Defesa de Projeto Final II, disponível para download no site do TEP, em que constará a nota do aluno.

Procedimentos pós-defesa e finalização da disciplina

1. Aluno elabora versão final do TCC com todos os ajustes solicitados pela banca
  2. Aluno gera a ficha catalográfica e a insere na página após a folha de rosto
  3. Aluno envia por email à Coordenação e ao Departamento o TCC finalizado com ficha catalográfica e o documento Autorização para Repositório, disponível para download no site do TEP
  4. Coordenação submete o TCC do aluno no Repositório UFF
  5. Repositório UFF torna disponível em seu site o TCC do aluno

Demais dúvidas, entre em contato por email com a coordenação de Engenharia de Produção.

Documentos importantes

Resolução TCE/UFF nº 8/22 – dispõe sobre as Regras para cursar PFC I e PFC II